Antes de detalharmos eventuais pontos de falha, vamos ver os principais requisitos para o uso do Gosocket.


1. Acesso à internet.

Pode parecer ridículo mas algumas pessoas não se atentam a esse fato, principalmente se o cabo de rede tem algum problema, se o roteador está com defeito ou se o provedor teve alguma falha. Faça uma verificação toda a vez que sua navegação parecer 


2. Possuir certificado Digital nos tipos A1 ou A3 .

Gosocket não fica limitado a um tipo de certificado digital apenas mas, dependendo do tipo de operação que você desejar realizar no ambiente do Gosocket pode ser que você vá preferir usar o A1. Por exemplo, dentro do Gadget Manifestação você pode baixar as notas fiscais eletrônicas que foram emitidas contra o seu CNPJ. Basta ter o certificado A1 disponível em sua máquina.


3. Empresa deve estar habilitada para emitir notas fiscais junto a Secretária da Fazenda do Estado.

Seu consultor fiscal ou contador de confiança já deverá tê-lo orientado a respeito e feito os devidos cadastramentos e inscrições junto aos órgãos governamentais para habilitar sua empresa para tal. Se ele não o fez, consulte o portal da Secretaria da Fazenda do seu Estado ou outro consultor fiscal ou contador.


4. Navegadores Compatíveis: Internet Explorer.

Por uma questão mercadológica os navegadores Mozilla FirefoxGoogle Chrome, nas suas últimas versão não dão mais suporte ao JAVA Virtual Machine. Esse componente é usado para o processo de chamada do certificado digital para realizar os processos de assinatura e transmissão do arquivo XML da sua nota fiscal eletrônica ao SEFAZ do seu Estado. O único navegador que agrega suporte ao JAVA é o Internet Explorer 10 ou 11. É possível executar o Gosocket em versão anteriores dos outros navegadores, mas corre-se riscos de segurança. Importante avaliar este tópico com cuidado.


5. Para assinar suas Notas Fiscais Eletrônicas, você precisa da última versão do plugin do Java.

Eventualmente, até a penúltima versão do JAVA consegue executar as funções dependentes do JAVA. Mas, por questões de segurança e vulnerabilidade é altamente recomendável ter, sempre a última versão instalada. Para verificar qual versão do JAVA clique https://bitty.ch/zb1pt



6. Redefinir Regras de Segurança para o padrão

Uma ação que pode ser realizada caso ainda tenha problema em assinar a nota fiscal é redefinir as regras de segurança como padrão.

No navegador Internet Explorer, clique em Ferramentas > Opções da internet > Aba Avançadas. Clique então no botão "Redefinir".

Feche o navegador e abra novamente.


7. Limpeza de Cache no Navegador

Muitas vezes não entendemos porque mudamos a página e o conteúdo dos campos continua o mesmo. Quando isso ocorre, o cache, ou memória aceleradora de navegação precisa ser reciclado. 

No Internet Explorer clique em Opções de Internet, logo em seguida clique em Excluir, marcar as caixas destacadas e as que desejar;

                                                                                  

                                                                               


Assim, recomendamos o uso desse procedimento quando sentir que seu equipamento está apresentando algum comportamento estranho durante a navegação na Internet.